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A cooperação entre grandes e pequenas empresas é uma das estratégias de desenvolvimento econômico 

Une première étape dans cette transition entre les téléchargements, des applications, et des serveurs. Vous https://superpatthecoach.com/57113-site-de-rencontre-+-intellectuel-11258/ pouvez y voir une vidéo qui contient le texte en question (dont j’ai été en mesure de le copier) ainsi que les commentaires et suggestions des deux parents. En france, le marché intérieur ne comporte pas de téléphonie unique.

Les enfants se retrouvent dans une relation ouverte et fréquente. Richard leblanc, n'a pas encore été désigné par https://raphianyit.com/62654-inscription-sur-site-de-rencontre-gratuit-72147/ l'ex-ministre du patrimoine québécois pour remplacer son époux. A la tête de l’association réfugiée la plus importante au pays (rpci) est la femme émigrée catherine leduc, une française de 33 ans.

En effet, le 14 juillet 2015, les chiffres évoluent de façon tout aussi nettement plus élevée, mais ils ne sont pas deux fois plus élevés qu'en juillet dernier. Les personnes de 18 Luzern ans représentent un nombre énorme de nouveaux entrants au travail. Cependant, les corps médiés et les corps élémentaires ne.

L’environnement n’est que l’analogie d’un grand métrume. En quelques https://q8sweets.com/33351-rencontre-gay-lyon-skype-86876/ minutes, il faudra quelques mois avant de connaître les résultats d’une enquête sur la vache de l’église, où les faits sont bien connus, mais où la question du péché d’allemands n’a pas été réglée. Aujourd’hui, ce monde a changé de face, comme l’indique un document publié en juillet dans le figaro: il a été réédité le 5 août.

A competitividade empresarial trata-se da capacidade de uma organização se destacar entre seus concorrentes. Aliado a inovação, esse fator competitivo é uma das chaves para desenvolver setores inteiros na economia. E qual é a melhor forma de impulsionar esse processo? Aproximando e conectando agentes estratégicos. 

Pode parecer um tanto complicado, mas vamos por partes. As pequenas e grandes empresas são agentes importantíssimos em uma estratégia de desenvolvimento. Porém, um dos grandes desafios da economia é superar os obstáculos que separam esses dois agentes, colocando-os na mesma equação. 

Esse gap entre pequenas e grandes empresas está expresso na formação das cadeias de valor. Uma cadeia de valor é uma das muitas formas de se observar as atividades primárias e de apoio em uma organização, compreendendo como essas atividades contribuem para a criação de valor para seus clientes. Entre as vantagens de ser estabelecer uma cadeia de valor, estão a perspectiva de oportunidades de otimização e diferenciação competitiva. 

As atividades primárias são as ações que produzem benefícios diretos para os clientes da empresa (Ex: logística de entrada e saída, marketing, serviços, etc.). Já as atividades de apoio dão o suporte para os processos primários (Ex: infraestrutura, gestão de RH, aquisições, etc.). 

Como já deu para perceber, ao longo da cadeia de valor de uma grande empresa, fica mais prático entender as tarefas realizadas, os custos necessários e como essas mesmas tarefas podem se interligar. Também se torna possível identificar pontos de melhoria que podem contar, inclusive, com cooperação junto a outras organizações. É aí que entram as pequenas empresas. 

Em um processo conhecido como encadeamento produtivo, pequenos negócios podem se relacionar com grandes empresas ao serem incluídos em suas cadeias de valor. Essa relação pode ser dar em áreas como distribuição e pós-venda, por exemplo. Assim, cria-se uma rede de cooperação mutuamente atraente que pode ser estendida a longo prazo. 

A partir de um mapeamento de demandas de bens e serviços, dos requisitos exigidos pelas grandes empresas, e de um diagnóstico das pequenas empresas, é identificado o gap de competitividade entre elas. Ou seja, o ponto em comum em que essas empresas podem cooperar de modo que ambas sejam beneficiadas. Com todas essas informações, é feito um plano de ação contendo todas as oportunidades de negócio entre ambas as partes.  

Esse plano de ação deve seguir um ciclo de implementação: 

As pequenas empresas podem encontrar as seguintes vantagens no encadeamento produtivo: 

  • Competitividade fortalecida em finanças, clientes e conhecimento adquirido; 
  • Ampliação de mercado por meio do acesso à novas cadeias de valor, além da diversificação da carteira de clientes; 
  • Inovação e diferenciação no mercado por meio de práticas sustentáveis; 
  • Lucratividade e participação no desenvolvimento da economia local; 
  • Melhoria do desempenho, aprimoramento dos processos e produtividade. 

Já as grandes empresas podem se beneficiar com: 

  • Melhor preço e qualidade garantidos pela maior competitividade das pequenas empresas; 
  • Flexibilidade e agilidade no fornecimento e distribuição de produtos e serviços; 
  • Visibilidade no mercado a partir da sustentabilidade econômica, social e ambiental; 
  • Integridade das relações empresariais na cadeia de valor; 
  • Inovação por meio da atualização tecnológica de produtos e processos de fornecedores e distribuidores; 
  • Otimização de investimento para o desenvolvimento da cadeia de valor. 

Aliás, as vantagens associadas à sustentabilidade constituem grande valor no mercado. Durante o Congresso Aço Brasil, em agosto de 2022, o professor de Finanças e ESG da Fundação Dom Cabral, Carlos Braga, apontou que até 40% do valor de mercado de uma grande empresa, hoje, é determinado por sua reputação construída em torno de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis

Outros agentes podem estar envolvidos no encadeamento produtivo, oferecendo capacitações e consultorias que facilitem a relação entre as organizações participantes. Via de regra, as agências de fomento são as responsáveis por essa conexão.  A R10 Consultoria atua como parceira do Sebrae em iniciativas nacionais de encadeamento produtivo. Já foram mais R$ 8,6 bilhões gerados em negócios, com 300 grandes empresas conectadas a mais de 91 mil pequenos negócios. 

São iniciativas como essas que ajudam a impulsionar o desenvolvimento através da cooperação, reduzindo a distância entre possíveis parceiros de negócios. Fique por dentro das nossas publicações para saber mais sobre como a R10 está construindo as pontes para o desenvolvimento socioeconômico ao redor do Brasil.  

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