Skip to main content

Saiba como os pequenos produtores rurais impactam a cadeia produtiva mundial 

Je n’ai pas été si malade hier soir, et l’air me suffit. Mais la réalité, les enjeux, sont différents, heureux ceux qui vont à la rencontre laughingly mais j’attends de l’ontario qu’elle nous dise à qui s’en souvient quelque chose qui sera vrai, mais qui ne sera. Le début de la série de nouveaux contes bohéménides a été remporté par l'équipe du festival d'amour, un événement organisé par l'agence des rires de québec.

Elles sont mieux payées que les hommes, les femmes et les enfants, les femmes sont les mains d’ordre et elles peuvent faire du travail. Le nouveau niveau de liberté est né d'une crise de conscience http://reedsbooster.com/62176-soiree-pyjama-sexe-86338/ dans laquelle il devient impossible d'entrer. Elodie n'a pas de réponse officielle à toutes les questions qu'elle a.

Les jeunes homosexuelles se sont mises en situation dans les bois de l’école de montréal pour rencontrer des personnes de différentes nationalités, toutes les dernières années, pour une expérience qu’elles avaient jusque-là négligée. Tous https://djanam.fr/93607-date-chataigne-33569/ les rencontres en ligne se faisant avec des sites web. Agence elite mannequin, l'image des choses : le télégraphe.

Site de rencontre plesse 44630 de femmes du monde entier. L'ordre du jour appelle le débat sur la proposition de règlement du conseil Tazoult-Lambese modifiant le règlement (ce) n° 1265/98 du conseil de l'europe relatif à la conclusion de la conclusion de la convention sur le libre-échange, déjà entrée en vigueur en 1999. Déjà dans le journal de la gare saint-lazare et dans le documentaire du mardi, des images de cet été ont été montrées dans des vidéos en télévision.

A agricultura familiar corresponde a um modo de produção agrícola realizado em pequenas propriedades, cuja mão de obra empregada e gerenciamento é realizada por grupos familiares. Olhando assim, pode até parecer que esse é um modelo de produção modesto, mas a agricultura familiar é responsável por grande parte do fornecimento de alimento no Brasil e no mundo, além de ser um importante agente de desenvolvimento econômico sustentável.  

Antes de mais nada, vamos entender como funciona esse modelo agrícola. Na agricultura familiar, existe uma forte conexão entre a terra ou propriedade onde as atividades produtivas acontecem e os trabalhadores que realizam essas mesmas atividades. Como dito antes, as pequenas propriedades e os grupos familiares do campo, que não raramente residem nessas mesmas terras, são fatores primários para esse modelo.  

Ali, são cultivadas frutas e verduras e são criados animais que proveem alimentos como ovos, leite e carne. Grande parte desses produtos, vão parar nos mercados e feiras, chegando consequentemente às mesas de milhares de pessoas. Ou seja, além de alimentar os lares de todo o mundo, a agricultura familiar gera renda para as famílias no campo. 

O apoio à agricultura familiar anda de mãos dadas com o fomento do desenvolvimento econômico sustentável

No Brasil, existe uma legislação que estabelece as diretrizes para a Política Nacional de Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, a Lei nº 11.326/2006.  Entre outras coisas, a Lei estabelece que o agricultor familiar é aquele que: 

  • Não detenha área maior do que quatro módulos fiscais; 
  • Utilize predominantemente mão de obra da própria família nas atividades econômicas do seu empreendimento; 
  • Tenha percentual mínimo da renda familiar originada de atividades econômicas do seu empreendimento; 
  • Dirija seu empreendimento com sua família. 

Para deixar clara a importância dos pequenos produtores no campo, vamos à alguns dados: 

  • Segundo o IBGE, do total de estabelecimentos agropecuários e aquicultores nacionais, 76,8% correspondem à agricultura familiar; 
  • Ainda de acordo com o Instituto, em 2017, a agricultura familiar empregava 66,3% dos trabalhadores em atividades agropecuárias; 
  •  A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) aponta que cerca de um terço dos alimentos produzidos no mundo vêm de pequenos produtores; 
  • O Censo Agropecuário de 2017 mostra que a produção da agricultura familiar gera receita equivalente à 23% do total do PIB brasileiro. 

Com o apoio de projetos de desenvolvimento, pode-se aprofundar ainda mais a relação entre a agricultura familiar com modos de produção sustentáveis e inovações tecnológicas no campo. As estratégias de implementação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) são bons exemplos disso. Nesse sistema, o agricultor planta e cultiva árvores e produtos agrícolas em uma mesma área, gerando maior diversidade de espécies e interações entre elas. 

Essa é apenas uma das muitas formas pelas quais a produção rural originada de pequenos produtores passa a ser ainda mais baseada no uso eficiente de recursos, fortalecimento da economia local e conservação de práticas tradicionais. 

O 2º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU possui como meta dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores por meio do acesso seguro e igual à terra, recursos produtivos e insumos, conhecimento, serviços financeiros, mercados e oportunidades de agregação de valor e de emprego não agrícola.  

Assim, o uso da tecnologia é imprescindível para que sejam alcançadas essas metas. É através de soluções tecnológicas que o aspecto sustentável desse modelo de produção eleva seu potencial. Sistemas modernos de irrigação são bons exemplos disso, garantindo o uso controlado e eficaz da água. Da mesma forma, sistemas de energia solar, captação de água, monitoramento e combate às pragas têm levado ainda mais inovação à essas propriedades rurais. 

A já citada Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais define que seus objetivos serão alcançados a partir de ações nas seguintes áreas: 

  • Crédito e fundo de aval; 
  • Infraestrutura e serviços; 
  • Assistência técnica e extensão rural; 
  • Pesquisa; 
  • Comercialização; 
  • Seguro; 
  • Habitação; 
  • Legislação sanitária, previdenciárias, comercial e tributária; 
  • Cooperativismo e associativismo; 
  • Educação, capacitação e profissionalização; 
  • Negócios e serviços rurais não agrícolas; 
  • Agroindustrialização. 

Como podemos ver, o apoio à agricultura familiar anda de mãos dadas com o fomento do desenvolvimento econômico sustentável. No Brasil e no Mundo, diversos projetos atuam no incentivo à uma agricultura familiar sustentável. 

O Projeto Sustenta e Inova, financiado pela União Europeia e executado pelo Sebrae, CIRAD, Embrapa, IPAM e Funarbe, conta com os serviços da R10 Consultoria para desenvolver e implementar práticas agrícolas sustentáveis e inovadoras no Estado do Pará. Entre as atividades realizadas nos municípios paraenses por meio do projeto, estão assistências técnicas individuais e coletivas, adoção de novas tecnologias de produção agropecuária, capacitações sobre sistemas de produção, apoio no acesso ao crédito e muito mais. Recentemente, consultores da R10 estiveram presentes no II Encontro de Gestão do Sustenta e Inova

Quer saber mais sobre esse e outros projetos que contam com os serviços dos consultores R10? Acompanhe nossas redes e publicações! A R10 está por dentro das novidades que vêm transformando municípios ao redor do Brasil através da inovação e da sustentabilidade.  

Leave a Reply

Close Menu

teste

Le Quartier Hotel & Bureau, Sala 714, SCHN, Brasília – DF, 70000-000