Skip to main content

Saiba mais sobre as visões quantitativas e qualitativas da economia dos países

Böge, au nom de la commission de l'enfance et de la jeunesse, sur le programme communautaire d'accueil et de prise en charge des enfants de l'afrique noire: la lutte contre la trafic des enfants et leurs enfants. On rencontre femme musulmane suisse lui proposait des livres, des articles de presse et des cours de musique. Il y a eu l'invention de l'assassinat de charlie hebdo.

Dès le début, il a été question de l'événement "déménagement du métro parisien", qui avait lieu en octobre 2017. Le maire de la métropole a reçu le téléphone du ministre rencontre marine le pen poutine Chichester de l'éducation, bruno julliard. L'histoire de l'auteur et de l'auteur, c'est une rencontre.

Il était aussi, comme le géniteur du cordon dans la ligne, le gars du monde. Dès lors qu'ils n'étaient plus parvenus à définir le cadre général à respecter, ils n'étaient plus soutenus par la société d'avocats du comité, Fatsa site de rencontre de musulman et leurs positions se sont affrontées. J’ai dit le résultat de ma prise de décision par le soutien de ma ville.

Les enfants qui se sont vus sur les réseaux sociaux à l'occasion de l'épidémie de coronavirus ont été préoccupés. Un débat sur le site cherche femme riche seule sites de rencontre amicale de rencontre de la fondation pour l’assurance. Aujourd'hui, des artistes et des musées sont en ligne, et dès le 19 juillet, des nouvelles sont en ligne pour vous permettre de découvrir des musées qui vous offrent un bon espoir.

Dizer que a economia de um país cresceu é o mesmo que dizer que a qualidade de vida aumentou? Um erro muito comum nos debates sobre economia é confundir crescimento com desenvolvimento econômico. Um país pode ter níveis bem diferentes de desenvolvimento e crescimento, com cada um sendo representado por indicadores específicos.

O crescimento econômico diz respeito ao aumento da produção e consumo de bens e serviços. Ou seja, esse é um conceito quantitativo que se aplica quando os setores da economia avançam de forma integrada. Esse aumento é medido através de índices como o Produto Interno Bruto (PIB) e a Renda Per Capita.

Para que a capacidade produtiva de um país se aprimore e, consequentemente, sua economia cresça, deve-se considerar ao menos as seguintes fontes:

  • Tecnologia: considerada a força motora desse crescimento, a modernização tecnológica impacta diretamente a produtividade do trabalho. Assim, investimentos na indústria podem impulsionar as exportações, fator importante para o cálculo do PIB, por exemplo;
  • Capital Físico: é tudo aquilo que é produzido por humanos a fim de dar suporte à produção. Nessa categoria estão máquinas, equipamentos, transportes, estruturas, etc.;
  • Capital Humano: diz respeito à capacitação dos cidadãos que serve aos propósitos do aumento da produtividade no trabalho. Com uma população capacitada e com alto nível de habilidades técnicas, melhorias no trabalho podem ser mais facilmente aplicadas.

A combinação desses fatores pode acarretar diversas mudanças positivas para a economia, como o giro de capitais, aumento do poder aquisitivo da população, geração de empregos e investimento em diferentes setores produtivos. Mas, perceba que o crescimento econômico não atua necessariamente sobre aspectos como a desigualdade social, a degradação do meio ambiente em prol de maior produção, bem como como acesso e qualidade da saúde e da educação. Para que esse cenário seja analisado de forma qualitativa, devemos observar o desenvolvimento econômico.

Um país pode ter níveis bem diferentes de desenvolvimento e crescimento

Dois importantes indicadores do desenvolvimento de um país, baseados na tentativa de compreender o nível de bem-estar de sua população, são o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Gini. Esses indicadores vão além do crescimento da produção e da renda, analisando fatores como a expectativa de vida e a escolaridade da população, além de como essa renda está distribuída.

Assim, para que um país seja considerado economicamente desenvolvido, são necessárias condições complementares à mera produtividade do trabalho. Para deixar ainda mais claro: todos os países economicamente desenvolvidos apresentam (ou apresentaram) padrões favoráveis de crescimento econômico, mas nem todo país com tais padrões de crescimento pode ser considerado desenvolvido.

Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo (Suécia), nasce o termo desenvolvimento sustentável. A partir desse marco, cada vez mais os países discutem formas de conciliar o desenvolvimento de suas economias com a preservação de seus recursos naturais, bem como o atendimento das necessidades básicas de sua população atual e futura.

Mais de 50 anos após a Conferência de Estocolmo, diversos instrumentos e políticas de desenvolvimento avançaram o debate sobre desenvolvimento sustentável a nível global. Atualmente, a Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), é uma das principais referências internacionais no tema. Nela, estão elencados 17 objetivos, desdobrados em 169 metas que visam a conciliar o desenvolvimento econômico e ações sustentáveis voltadas para a população e o meio ambiente. São os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Vale destacar que o 8º Objetivo da Agenda 2030 explicita a relevância de condições decentes de trabalho e do crescimento econômico para que se possa pensar em desenvolvimento. Para o Brasil, por exemplo, estão estabelecidas metas como: registrar um crescimento econômico per capita anual médio de 2,55% entre 2019 e 2030; a dissociação do crescimento econômico da degradação ambiental; e a erradicação do trabalho em condições análogas às de escravo até 2025.

A R10 Consultoria atua em prol do desenvolvimento sustentável no país e no mundo, prestando consultoria para o desenvolvimento e a execução adequada de projetos de desenvolvimento empresarial, socioeconômico e ambiental. Quer saber mais sobre o que podemos fazer para melhorar a qualidade de vida no país por meio de iniciativas públicas e privadas? Confira nossas competências!

Leave a Reply

Close Menu

teste

Le Quartier Hotel & Bureau, Sala 714, SCHN, Brasília – DF, 70000-000