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Conheça a principal referência internacional sobre inovação, utilizada como base para criação de políticas públicas em vários países.

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Inovar diz respeito a encontrar novas soluções através da análise de um processo ou produto, otimizando-os. Esse conceito está ligado ao planejamento estratégico e crescimento econômico de empresas, organizações e até de regiões. Em um cenário corporativo, a inovação também gera competitividade, trazendo benefícios aos consumidores, enquanto mantém a economia a todo vapor.

Para além dos atores citados, também fazem parte de um ecossistema de inovação as Universidades, governos, investidores, centros de pesquisa e desenvolvimento, entre outros. Com tantos fatores e possibilidades envolvidas, é importante padronizar e orientar os conceitos e metodologias para a construção de indicadores de inovação, certo?

Pensando nisso, em 1991, diversos especialistas se reuniram na cidade de Oslo (Noruega) para discutirem o conceito de inovação. Assim nasceu o documento chamado Manual de Oslo, criado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O documento foi traduzido no Brasil pela primeira vez em 2004 e já se encontra em sua quarta edição no exterior.

A consolidação de um documento comum beneficia pesquisadores do tema e projetos de inovação ao redor do mundo, permitindo a mensuração e comparação do grau de inovação dos países, além de facilitar a proposição e avaliação de políticas públicas.

No Brasil, por exemplo, o Manual de Oslo foi utilizado como base para a elaboração da Lei do Bem (Lei nº 11.196/2005). A legislação prevê incentivos fiscais para empresas que realizam atividades com pesquisas tecnológicas e com desenvolvimento de inovação tecnológica.

Mas, afinal, o que seria inovação de acordo com o Manual? O documento define a inovação como um produto ou processo (ou até uma combinação dos dois) novo ou aprimorado que se difere significativamente da versão anterior e que tenha sido disponibilizado para potenciais usuários (produto) ou colocado em uso (processo).

O Manual também define quatro tipos de inovação:

– Inovação de produto: otimização e/ou mudanças em produtos e serviços, alterando as características funcionais dos mesmos;

– Inovação de processo: quando há mudanças nos métodos de produção e distribuição, como alterações em técnicas, equipamentos e softwares;

– Inovação organizacional: trata-se de mudanças em âmbito organizacional, como relações externas ou internas de uma empresa, práticas de negócios ou até mesmo na organização do local de trabalho;

– Inovação de marketing: mudanças na concepção, design, posicionamento ou promoção de um produto.

Entre outras definições conceituais, o Manual estabelece indicadores para atividades, potenciais e fatores externos do cenário corporativo, bem como métodos de coleta, análise e uso de dados referentes à inovação.

A R10 Consultoria busca levar inovação em nossa atuação, sempre buscando soluções de alto impacto, direcionadas para as necessidades dos nossos clientes. Entre em contato conosco e agende uma reunião com a nossa equipe.

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